16/01/2012

Diário de Bordo - dia 12 | De Mendoza a Rosario


Para voltar para casa, escolhemos outro caminho, não o mais curto, mas o que passa por cidades mais interessantes, além daquelas que já conhecemos na ida (Paraná - Santa Fé, Córdoba, Villa Carlos Paz e San Luis, por exemplo).
O objetivo, então, foi cruzar a região central da Argentina no sentido oeste-leste saindo de Mendoza, passando por Rio Cuarto e Villa Maria até tomar a Autopista que leva a Rosario, num total de 855 km.

Acordamos cedo, tomamos café "madrugadores" do Íbis (outra vantagem deste hotel) e às 06:00 já estávamos no carro.
O grande problema deste trecho da viagem foi na região de Villa Mercedes, antes de Rio Cuarto. Para evitar problemas, antes de chegar a 1/4 de tanque paramos para completar o combustível. Primeiro posto: não tem "nafta" (gasolina); segundo posto: nada. Terceiro posto: fila enorme. Tínhamos o suficiente para rodar 140 quilômetros, aproximadamente. Rio Cuarto estava a 125. Encarar a estrada e não errar nenhuma entrada ou voltar e ficar na fila (correndo o risco de acabar a nafta do posto!). Decidimos, com margem de segurança, seguir em frente. Ao contrário das informações locais, cerca de 10 km adiante encontramos um pequeno posto (quase nem paramos, sem esperança); para nossa surpresa, tinha gasolina! Coloquei 100 pesos e deixei para completar em Rio Cuarto.

Depois disso, chegamos a Villa Maria e a partir daí segui o GPS e as placas, rumando para Rosario. Mas a estrada não estava muito boa e vazia. Achei estranho, apesar do GPS confirmar e as placas também indicarem Rosario. Eu sabia que o acesso era numa rodovia muito boa. Algo estava errado; parei para confirmar num posto minha suspeita: a Autopista é paralela àquela que eu estava. Pouco adiante consegui entrar na Autopista Córdoba-Rosário, uma das melhores que já dirigi. Piso impecável, super bem sinalizada, com máxima de 130 km/h. Assim, rapidamente chegamos a uma das cidades mais charmosas da Argentina (por volta das 16:00), com céu azul e 36 graus.

Ficamos no Hotel Holiday Inn Express; o preço é um pouco salgado, mas vale cada centavo. Boa localização, ótimo atendimento e qualidade típica das grandes redes mundias. Tem máquinas com refrigerantes, cervejas, salgados, etc, dispensers de gelo e outras mordomias. Estacionamento seguro (cobrado à parte) e café a partir da 06:00. Perfeito para quem precisa descansar para, nos próximos dois dias, enfrentar mais 1.700 km até chegar em casa.

Ainda tivemos tempo de passear pela cidade até a Peatonal Córdoba, com inúmeros cafés e lojas para todos os gostos. A cidade tem prédios históricos muito bonitos e muitas árvores. É claro que não poderia faltar aquilo que virou costume na viagem: rodar pela Falabella, tomar uma Quilmes bem gelada no calçadão movimentado e fechar o dia no Burger King.

Amanhã saímos cedo com um destino: Rio Grande do Sul! (a cidade ainda vamos decidir!!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário