17/02/13

De carro até Buenos Aires: qual o melhor caminho?

Trajeto sugerido pelo Google entre Curitiba e Buenos Aires
Cada vez mais brasileiros estão descobrindo as vantagens de viajar de carro para os países vizinhos, especialmente Uruguai e Argentina. Um dos destinos preferidos, é claro, é Buenos Aires, a badalada capital do tango.
Existem algumas opções de roteiros, dependendo do ponto de partida do viajante.
Como referência, escolhendo Curitiba como saída, o caminho sugerido pelo Google Mapas é de fato o mais rápido para se chegar, atravessando a fronteira em Uruguaiana.
Outra opção muito utilizada é sair por Foz do Iguaçu, mas é consideravelmente mais longo; só compensa para quem quer dar uma volta maior para visitar a terra das Cataratas.
Outro roteiro interessante é atravessar o sul do Brasil e cruzar a fronteira no Chuí, passando pelo Uruguai e depois cruzando o Rio da Prata a partir de Colônia del Sacramiento; a desvantagem é o custo da travessia (Buquebus), mas sem dúvida é o caminho mais bonito e com mais atrações.

Dica de trajeto para viagem de carro de Curitiba até Buenos Aires

1. Saída de Curitiba (sair bem cedo, perto das 06:00 da manhã);
2. Seguir pela BR 476 e passar pela Lapa, União da Vitória, Concórdia, Erechim, Passo Fundo, Ijuí e seguir até São Borja.
3. Depois de 12 horas de viagem, atravessar a fronteira para Sto. Tomé, na Argentina, para pernoite (Hotel Condado Casino é melhor e mais barato do que os hotéis de São Borja);
4. No segundo dia, RN14 direto para Buenos Aires, em menos de 11 horas.


RN 14, sentido Buenos Aires
Em breve, mais detalhes sobre os roteiros de carro até Buenos Aires.


8 comentários:

  1. Ola queridos viajantes...

    Quero fazer essa viagem de curitiba a buenos aires com minha familia esse ano e aguardo mais detalhes da viagem...

    Vamos com uma hyundai santa fe com motorização igual da sua tucson...

    Acha que no final de ano é uma boa epoca para essa viagem?

    obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Olá Rafael!
    Muito obrigado pelo comentário e por acompanhar o blog.
    Qualquer época é boa para ir a Buenos Aires! O clima é parecido com o de Curitiba, mas mais intenso: o frio costuma chegar a 2, 1, ou até zero grau e o verão costuma ser com temperaturas acima de 35! Outono e primavera iguais a Curitiba.
    Estamos sempre publicando novidades sobre viagens para Argentina.
    Sugiro que veja a "Expedição Costa Uruguaia 2007", quando saímos de Curitiba e fomos pelo Chuí para o Uruguai e depois Buenos Aires.
    É uma ótima opção para ir à capital argentina também!
    Abraços e estamos às ordens!

    ResponderExcluir
  3. Olá Ney! Adorei seus roteiros. Estamos nos mudando para Buenos Aires e decidimos fazer a viagem de carro porque nosso cachorro está idoso e não é recomendado que ele viaje mais de avião. Estamos um pouco preocupados com as condições das estradas e das rutas, lugares de parada, abastecer... Vamos sair de São Paulo, até Curitiba e daí seguir sua rota, passando por Foz rapidamente.Você acredita que podemos fazer uma viagem tranquila? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLA LAURA..QUANDO VOCE VÃO? Vamos Sair de Torres, também com cachorrinhas, rumo a Buenos..via Uruguai..que tal uma trip?

      Excluir
  4. Olá Laura! Obrigado por acompanhar o blog e fico feliz que tenha gostado dos roteiros.
    Veja que o roteiro sugerido nesta postagem não passa por Foz! A não ser que façam questão de passear por Foz (é sensacional, mas precisa pelo menos 2 dias), não precisa passar por lá!
    Podem fazer uma viagem bem tranquila, sim. Tanto no Brasil como na Argentina a viagem é segura. Se forem sair por São Borja / santo Tomé, terão poucos lugares de serviços, principalmente na primeira metade da viagem. Vejam esta postagem do trecho que fiz ano passado entre Rosario e São Borja e boa parte pela RN 14 que farão: http://rotaserutas.blogspot.com.br/2012/01/diario-de-bordo-dia-13-de-rosario-sao.html
    Vamos nos falando. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Olá, site muito bacana! Parabéns!!
    Estamos pensando em sair de Uberlândia/MG com destino a Buenos Aires, e temos a opção de ir por Foz ou pelo Uruguai, mas temos dúvidas sobre o custo da viagem indo pelo Uruguai pq parece que o combustível é bem mais caro e ainda parece que o custo do traslado de Montevidéu a Buenos Aires é alto também! Por outro lado, parece que por Foz a rota 14 é um pouco isolada sem postos de serviço caso seja necessário! O que vcs nos dizem?

    ResponderExcluir
  6. Olá, quero ir para Buenos Aires, saindo de Francisco Beltrão-Pr, gostaria de umas dicas qual rota devo pegar, se possui muitos pedágios, e se precisa alguma autorização pra entrar na Argentina! ABSSS

    ResponderExcluir
  7. Estou em Brasília eu gostaria de ir a buenos Aires e no Paraguai , por onde será melhor eu ir.

    ResponderExcluir