19/01/2012

Diário de Bordo - dia 14 | Os últimos quilômetros da volta pra casa


Décimo quarto e último dia da viagem. De São Borja a Curitiba. Mais um dia de céu azul e sol. Veja as imagens do diário de bordo e confira: TODOS os quatorze dias, da saída de Curitiba, atravessando a Argentina, cruzando a Cordilheira dos Andes até o Pacífico e toda a volta foram com céu azul e sol!

O plano inicial era refazer o caminho da ida, o mais curto entre as cidades, via União da Vitória, Erechim e Passo Fundo.
Relaxados e na expectativa de percorrer os últimos quilômetros da viagem, passamos da saída para Erechim, em Passo Fundo. Na hora de fazer o retorno, em posto de gasolina, o dono do posto recomenda: por que não vão por Vacaria e pegam a BR-116? É o caminho que todos fazem. mesmo sabendo que era um pouco mais longo (+ 60 km), resolvemos experimentar este trecho.
A esperança é que trafegando por uma rodovia maior, grande eixo de ligação do sul do Brasil, com concessão da OHL - Autopista Planalto Sul, poderíamos ganhar tempo. Estávamos enganados: até Vacaria a estrada tem trechos com muitas curvas e a média de velocidade diminui bastante. E a BR-116 tem vários trechos em obras, com sistema "pare-siga' e as paradas são bem demoradas. Na ida, fizemos 955 km em aproximadamente 12 horas; na volta 1.010 em 14 horas! Ou seja, para ir a São Borja ou Uruguaiana, não vale à pena a 116.

De todo modo, muita alegria ao chegar em casa, com a sensação de ter vivido uma experiência inesquecível. Uma gostosa sensação de missão cumprida e de realização; e um gostinho de quero mais. Impossível não pensar na próxima.

Foram quase 7.000 km de aventuras, visuais incríveis e um impagável contato com paisagens, culturas e pessoas diferentes. Faríamos tudo de novo, com certeza.

No mapa abaixo, as ROTAS e RUTAS traçadas em janeiro de 2012.


Exibir mapa ampliado

Nenhum comentário:

Postar um comentário