17/02/2013

De carro até Buenos Aires: qual o melhor caminho?

Trajeto sugerido pelo Google entre Curitiba e Buenos Aires
Cada vez mais brasileiros estão descobrindo as vantagens de viajar de carro para os países vizinhos, especialmente Uruguai e Argentina. Um dos destinos preferidos, é claro, é Buenos Aires, a badalada capital do tango.
Existem algumas opções de roteiros, dependendo do ponto de partida do viajante.
Como referência, escolhendo Curitiba como saída, o caminho sugerido pelo Google Mapas é de fato o mais rápido para se chegar, atravessando a fronteira em Uruguaiana.
Outra opção muito utilizada é sair por Foz do Iguaçu, mas é consideravelmente mais longo; só compensa para quem quer dar uma volta maior para visitar a terra das Cataratas.
Outro roteiro interessante é atravessar o sul do Brasil e cruzar a fronteira no Chuí, passando pelo Uruguai e depois cruzando o Rio da Prata a partir de Colônia del Sacramiento; a desvantagem é o custo da travessia (Buquebus), mas sem dúvida é o caminho mais bonito e com mais atrações.

Dica de trajeto para viagem de carro de Curitiba até Buenos Aires

1. Saída de Curitiba (sair bem cedo, perto das 06:00 da manhã);
2. Seguir pela BR 476 e passar pela Lapa, União da Vitória, Concórdia, Erechim, Passo Fundo, Ijuí e seguir até São Borja.
3. Depois de 12 horas de viagem, atravessar a fronteira para Sto. Tomé, na Argentina, para pernoite (Hotel Condado Casino é melhor e mais barato do que os hotéis de São Borja);
4. No segundo dia, RN14 direto para Buenos Aires, em menos de 11 horas.


RN 14, sentido Buenos Aires
Em breve, mais detalhes sobre os roteiros de carro até Buenos Aires.


30 comentários:

  1. Ola queridos viajantes...

    Quero fazer essa viagem de curitiba a buenos aires com minha familia esse ano e aguardo mais detalhes da viagem...

    Vamos com uma hyundai santa fe com motorização igual da sua tucson...

    Acha que no final de ano é uma boa epoca para essa viagem?

    obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Olá Rafael!
    Muito obrigado pelo comentário e por acompanhar o blog.
    Qualquer época é boa para ir a Buenos Aires! O clima é parecido com o de Curitiba, mas mais intenso: o frio costuma chegar a 2, 1, ou até zero grau e o verão costuma ser com temperaturas acima de 35! Outono e primavera iguais a Curitiba.
    Estamos sempre publicando novidades sobre viagens para Argentina.
    Sugiro que veja a "Expedição Costa Uruguaia 2007", quando saímos de Curitiba e fomos pelo Chuí para o Uruguai e depois Buenos Aires.
    É uma ótima opção para ir à capital argentina também!
    Abraços e estamos às ordens!

    ResponderExcluir
  3. Olá Ney! Adorei seus roteiros. Estamos nos mudando para Buenos Aires e decidimos fazer a viagem de carro porque nosso cachorro está idoso e não é recomendado que ele viaje mais de avião. Estamos um pouco preocupados com as condições das estradas e das rutas, lugares de parada, abastecer... Vamos sair de São Paulo, até Curitiba e daí seguir sua rota, passando por Foz rapidamente.Você acredita que podemos fazer uma viagem tranquila? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLA LAURA..QUANDO VOCE VÃO? Vamos Sair de Torres, também com cachorrinhas, rumo a Buenos..via Uruguai..que tal uma trip?

      Excluir
  4. Olá Laura! Obrigado por acompanhar o blog e fico feliz que tenha gostado dos roteiros.
    Veja que o roteiro sugerido nesta postagem não passa por Foz! A não ser que façam questão de passear por Foz (é sensacional, mas precisa pelo menos 2 dias), não precisa passar por lá!
    Podem fazer uma viagem bem tranquila, sim. Tanto no Brasil como na Argentina a viagem é segura. Se forem sair por São Borja / santo Tomé, terão poucos lugares de serviços, principalmente na primeira metade da viagem. Vejam esta postagem do trecho que fiz ano passado entre Rosario e São Borja e boa parte pela RN 14 que farão: http://rotaserutas.blogspot.com.br/2012/01/diario-de-bordo-dia-13-de-rosario-sao.html
    Vamos nos falando. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Olá, site muito bacana! Parabéns!!
    Estamos pensando em sair de Uberlândia/MG com destino a Buenos Aires, e temos a opção de ir por Foz ou pelo Uruguai, mas temos dúvidas sobre o custo da viagem indo pelo Uruguai pq parece que o combustível é bem mais caro e ainda parece que o custo do traslado de Montevidéu a Buenos Aires é alto também! Por outro lado, parece que por Foz a rota 14 é um pouco isolada sem postos de serviço caso seja necessário! O que vcs nos dizem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Alex! Vi aqui que vc estava indo de uberlandia mg com destino a Buenos Aires. Estou pensando em ir de carro na verdade até Mar del Plata. Tambem vou sair de Uberlandia mg. Pode me dizer como foi sua viagem e quanto mais ou menos eu iria gastar agora com combustivel,meu carro é flex ,um nissan versa 1.0 aguentaria a viagem,o que vc acha,quanto a postos de combustivel na estrada, qual a rota que vc fez, meu email, lara5594@hotmail.com se puder me passar algumas dicas de todo percurso e se vale a pena, por favor me fale. Ok

      Excluir
  6. Olá, quero ir para Buenos Aires, saindo de Francisco Beltrão-Pr, gostaria de umas dicas qual rota devo pegar, se possui muitos pedágios, e se precisa alguma autorização pra entrar na Argentina! ABSSS

    ResponderExcluir
  7. Estou em Brasília eu gostaria de ir a buenos Aires e no Paraguai , por onde será melhor eu ir.

    ResponderExcluir
  8. Olá ney quero ir pra Buenos aires de Carro ja fui de Aviao , Queria saber se a policia encana muito na viajem e o melhor trajeto de Curitiba -pr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luis Gustavo. Obrigado por acompanhar o blog! Existem alguns roteiros de Curitiba para Buenos Aires, mas os 2 principais são: 1- via Chuí - Uruguai e outro por São Borja/Uruguaiana e Ruta 14. Um é mais rápido, o outro mais bonito. Depende dos objetivos da viagem. Em julho faremos uma "expedição" para o Uruguai, com possibilidade de ir até Buenos Aires. Olha aqui: http://www.rotaserutas.com/#!ferias/cwrq
      Abraços.

      Excluir
  9. Boa Noite!
    Quero ir pra Buenos Aires de moto saindo de Curitiba, alguma dica?

    ResponderExcluir
  10. Boa Noite!
    Quero ir pra Buenos Aires de moto saindo de Curitiba, alguma dica?

    ResponderExcluir
  11. Ola, Gostaria muito de saber o trajéto de foz do iguaçu até buenos aires...
    Farei essa viagem de carro no final do ano.

    ResponderExcluir
  12. eu quero ir de brasilia a buenos aires qual o caminho mais curto qualquer dica obrigado

    ResponderExcluir
  13. Bom dia, estamos saindo dia 06/02/2016 com destino a Buenos aires via Punta del este. Quem quiser ir, vamos em familia..

    ResponderExcluir
  14. Bom dia, estamos saindo dia 06/02/2016 com destino a Buenos aires via Punta del este. Quem quiser ir, vamos em familia..

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde Ney, eu tenho planos de viajar com minha esposa para Buenos Aires de carro, Temos um Renault Clio 1.6 16v. E não temos pressa para chegar ao nosso destino, mas temos dúvidas em relação ao melhor trajeto. Não gostariamos de passar por Foz do Iguaçu pois já o conhecemos e somos da cidade do Rio de Janeiro. Qual seria o melhor roteiro e as questóes burocraticas de documentação do carro e a nossa documentação? POstos de gasolina, restaurantes, pousadas. Confiamos em sua sugestão. Um grande abraço e ficamos no aguardo.

    ResponderExcluir
  16. Olá Nando Cruz, qual a sua previsão de saída? Quam sabe podemos seguir viagem juntos, estaremos saindo do Rio de Janeiro. Abraço.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde Sergio, tudo bem? Obrigado por acompanhar o blog! Sobre o roteiro para Buenos Aires, creio que você pode optar em seguir para União da Vitória, Erechim, etc (roteiro deste post) ou dormir em Curitiba, + 980km via BR101 (quase toda duplicada), passando POA e dormindo em Pelotas. Dia seguinte, atravessa Chui, Uruguai e chega em Buenos Aires. (Vale dormir uma noite em Punta e/ou Montevideu).
    A segunda opção é mais bonita (depois de Pelotas) e tem muitas opções de postos, restaurantes, hotéis, etc. Se vier por Curitiba, me avise e podemos marcar uma conversa. Abraços!

    ResponderExcluir
  18. OI! Sou do RJ e estou louca para ir até Buenos Aires, qual seria a melhor rota?
    Ps:fácil encontrar gás por essas rodovias? etanol? gasolina mto cara?
    Qual é a melhor temporada para viajar?
    Fico no aguardo.
    Obrigada e beijokas

    ResponderExcluir
  19. Olá, estou no interior de SP e pretendo sair com a familia no dia 12/07/2016 com destino a Bariloche (ir direto "dirigindo somente durante o dia" e voltar parando. Reservei o hotel em Bari para entrar no dia 15/07. Gostei muito da sua postagem e estou na dúvida entre fazer a entrada na Argentina por São Borja ou por Uruguaina, poderia me dar uma dica?? kkkk
    Quanto a casa de câmbio, onde é melhor para trocar dinheiro? Obrigado.

    ResponderExcluir
  20. Olá, muito bacana, sou de Curitiba e quero ir com família para Buenos Aires, somos em 4. Nao quero passar por Foz. Pode me dar uma dica de valores e rota? Obrigada

    ResponderExcluir
  21. Olá, muito bacana, sou de Curitiba e quero ir com família para Buenos Aires, somos em 4. Nao quero passar por Foz. Pode me dar uma dica de valores e rota? Obrigada

    ResponderExcluir
  22. Olá Ney, estamos em Londrina e gostaríamos de ir á Buenos Aires, agora em julho, o que vc indica, ou como sigo suas sugestões de cambio, hospedagem e tudo mais... Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simone. O Ibis Congreso é uma boa opção para poucos dias; se for ficar uma semana ou mais, alugar apartamento vale a pena. A região de Palermo Soho tem boas opções. Sobre cambio, melhor levar os pesos do Brasil e evitar conversões no aeroporto e locais turísticos. Boa viagem!

      Excluir
  23. Bom dia Ney! Vou sair de Joinville! Qual a melhor opção sem perder a paisagem e segurança e hospedagem no trageto.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  24. Olá Ney. Eu e minha família queremos ir para Buenos Aires,de carro em janeiro de 2018, partindo de Curitiba. Gostaríamos de fazer o caminho pelo litoral. Mas aceito sugestões melhores.
    O que pode indicar?Aguardo suas dicas.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  25. Ney, boa noite ! Para eu não ter que atravessar de buquebus o carro devido ao preço , qual rota me sugere ? Por São Borja?

    ResponderExcluir
  26. How to win at slots and casino - Dr.MCD
    It's 여수 출장마사지 easy to miss a slot 군포 출장마사지 game, and the chances of winning 군산 출장샵 are high. When 정읍 출장샵 the casino asks you if you can win with some kind of luck, you 전주 출장샵

    ResponderExcluir