13/01/2012

Diário de Bordo - dia 09 | Os sabores de Santiago

Neste nono dia de viagem iniciamos, oficialmente, um tour eno-gastronômico pela região de Santiago, no Chile. Desfrutar os vinhos chilenos (apreciados em todo o mundo), percorrendo as encantadoras vinhas da região entre a capital e o litoral é uma experiência inesquecível. Além disso, Santiago tem restaurantes do mais alto nível, com pratos da cozinha chilena e internacional.

Descobrir estes encantos sozinho é muito difícil, pois a cidade é muito grande e possui milhares de opções. O ideal é contar com especialistas: a EnoGourmet Tour (www.enogourmettour.cl) é uma empresa especializada em oferecer as melhores opções para aqueles que querem conhecer o melhor dos vinhos e da comida na cidade.

A convite da EnoGourmet Tour estamos conhecendo este roteiro que, com certeza, atende aos gostos mais exigentes dos brasileiros que visitam a capital chilena.

Ontem estivemos no Restaurente CasaMar, do Chef Tomás Oliveira (twitter.com/TOLchef). Além de renomado chef, Tomás é um grande anfitrião e recebe seus clientes pessoalmente, demonstrando muita simpatia e atenção.

Sabores especiais, com uma companhia mais do que especial!

Em relação à comida, sem palavras: é um prato melhor do que outro, desde a entrada até a sobremesa. Destaque para o "Congrio con salsa de locos" e para a "Plateada con ñoquis y queso azul", preparada com uma carne em estilo muito parecido com o paranaense "Barreado"; espetacular!

Hoje (nono dia), visitamos a Viña Matetic (www.mateticvineyards.com) , que fica próxima ao Valle de San Antonio, a aproximadamente 100 km de Santiago.

O caminho é um passeio por diversos vinhedos, onde a paisagem não permite sentir cansaço nesta 1 hora de viagem.

A visita guiada nesta bodega é técnica; outras bodegas fazem uma rápida apresentação para turistas mais interessados em experimentar o vinho.

Na Matetic as informações são muito interessantes, especialmente para quem já tem as noções básicas sobre tipos de uvas e processo de fabricação.


Depois, é claro, degustação! Foram quatro tipos de vinhos, com destaque para o tinto Sirah.

Depois da visita, fomos para o Restaurante, que fica distante cerca de 8 km da bodega, numa bela estradinha entre vinhedos.

No restaurante (ao lado do hotel da viña), pratos da cozinha internacional com toques da culinária local. Tudo isso regado a mais dois tipos de vinho harmonizados aos pratos, completando um verdadeiro banquete aos olhos e ao paladar.


À noite, conhecer o Aquíestá Coco, considerado o melhor restaurante de pescados e mariscos de Santiago. Vamos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário